Logotipo do Lazer e Cultura
Responsabilidade Social

Combate a Dengue é papel de todos

26 de fevereiro de 2015

O número de casos notificados de dengue cresceu 57% em janeiro deste ano em relação ao mesmo período de 2014, de acordo com balanço do Ministério da Saúde.

No país, já foram notificados 40.916 casos - em janeiro do ano passado, eram 26.017. O avanço ocorre fora da época de maior aumento na incidência da doença, prevista para os meses de março e abril.

O aumento inesperado acendeu o alerta do governo federal em meio à crise no abastecimento de água – a região Sudeste, por exemplo, concentra metade dos casos de dengue no país.

Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a crise, embora ainda não possa ser apontada como motivo para o maior número de casos, representa uma "preocupação adicional" neste ano.

"Não é só em São Paulo, mas no país inteiro. As pessoas estão fazendo acúmulo de água, tanto nas regiões castigadas há mais tempo ou sob ameaça recente. Não é problema guardar água, a questão é como fazer isso", afirma.

Ao todo, 14 Estados tiveram aumento no número de casos de dengue. A pior situação ocorre no Acre, que tem a maior incidência de casos. Em seguida, estão Goiás e Mato Grosso do Sul.

Todos nós já sabemos como combater a dengue, mas não custa nada reforçar essa ideia! É preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução, e a regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

Mantenha recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixe água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão. Se liga nessa ideia e combata a dengue!

 


Fonte:

Galeria de Fotos

Como combater o mosquito da dengue.
Como combater o mosquito da dengue.

Parceiros Relacionados



, , , /




, , , /




, , , /