Logotipo do Lazer e Cultura
Responsabilidade Social

Como economizar água com funções ecológicas da lavadora de roupas

15 de dezembro de 2014

Além de escolher a capacidade correta da lavadora de roupas e usá-la somente quando está cheia, as funções “ecológicas” dessas máquinas ajudam a economizar ainda mais água. Alguns modelos têm reservatórios para armazenar a água do último enxague e reutilizá-la na próxima lavagem ou em outras atividades da casa, retirando o que restou com uma mangueira.

Modelos menores, e mais modernos, que não têm esse espaço, possuem configuração que interrompe a lavagem até que a água seja retirada por uma saída na máquina e redirecionada para baldes ou o tanque. Elas "esperam" a retirada para encerrar o ciclo.

Outra opção “eco” das lavadoras está nos cestos sem furos, que reduzem o consumo em até 40% porque a água não precisa preencher o espaço entre o cesto e o tanque. A lavagem "rápida" também é uma boa opção para roupas pouco sujas e sem manchas.

"É um programa que usa o molho curto, mais a agitação, enxague e centrifugação. Então você pula duas etapas e economiza dois enchimentos de água na lavadora", explicou a especialista em lavadoras de roupas Joana Dias.

No Brasil, as máquinas vendidas atualmente no mercado variam de 3 a 17 quilos, com uso de até 200 litros de água por ciclo (veja aqui como escolher o modelo certo de lavadora). A recomendação é sempre usá-la cheia. Uma máquina com capacidade de 5 quilos gasta, em média, 135 litros de água, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp).


Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/blog/como-economizar-agua/post/como-economizar-agua-com-funcoes-ecologicas-da-lavadora-de-roupas.html

Parceiros Relacionados



, , , /




, , , /




, , , /