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Esporte

Esportes Individuais

07 de dezembro de 2016

A prática de esportes, além de fazer bem para saúde evitando uma série de doenças como a diabetes, osteoporose e problemas cardíacos, faz bem para a mente, auxiliando até no tratamento da depressão.

Apesar disso, os esportes não necessariamente precisam ser feitos coletivamente e, se você assim preferir, pode optar por esportes individuais, que te trarão os mesmos benefícios.

O mais importante antes de praticar esportes é procurar um médico para fazer exames de rotina e, assim, saber quais são suas limitações físicas e quais os esportes perfeitos para você. Já durante a prática é importante se alongar antes de começar a prática e se hidratar corretamente. Tendo isso em mente, conheça cinco esportes individuais.

Alguns são eles: Natação, Corrida, Ciclismo, Surfe e Tand up Paddle.

Natação: Um dos esportes individuais com mais adeptos é a natação. Por sua prática ser na piscina a atividade torna-se prazerosa, já que não há suor e em dias de calor é a melhor opção. Além disso, a água amortece o impacto do movimento reduzindo o risco de lesões em seus praticantes.

A natação trabalha todos os grupamentos musculares ampliando os movimentos articulares e dando maior flexibilidade às articulações. Além disso, o esporte aumenta a capacidade circulatória e respiratória, além de desenvolver massa muscular e alongar os músculos. Juntando-se a todos esses benefícios, a natação ajuda na recuperação dos movimentos, do equilíbrio e da coordenação e ainda trabalha o cérebro melhorando a capacidade de raciocínio e diminuindo sintomas de doenças cerebrais como o 
Alzheimer.

A natação é indicada para todas as idades inclusive para os bebês a partir de 6 meses sendo supervisionada pelos pais e um professor qualificado. A atividade ajuda no desenvolvimento cognitivo, físico e intelectual dos bebês.

Corrida: A corrida é um tipo de atividade física indicada para as pessoas que já possuem certa resistência física. Se você está começando deve primeiro optar por uma caminhada leve e aumentar gradativamente a velocidade, sem ultrapassar o nível que seja confortável, ou seja, sem forçar muito seu corpo.

Esse tipo de esporte é ideal para quem deseja emagrecer ou para quem deseja começar a competir e já possui um condicionamento físico maior. Além de emagrecer, a corrida ajuda a definir os músculos, reduz os riscos de doenças no coração, melhora o sono, o humor, acelera o metabolismo e combate a 
osteoporose.

Mas atenção: pessoas que possuem algum tipo de lesão devem evitar a corrida, já que o esporte pode agravá-la pela força das pisadas. Além disso, você deve pensar na hora de escolher o local da prática da corrida: ao ar livre ou na esteira, já que os riscos de lesões em corridas na rua são maiores do que na esteira, que possui uma superfície mais macia.

Outro fator importante na hora de optar pela corrida é a alimentação, pois o praticante deve seguir uma dieta específica para ter mais energia. Dê também atenção especial ao tênis que será usado na prática do esporte, que deve possuir um sistema de amortecimento e ser específico para corrida. Alongue e aqueça antes de começar a correr para evitar lesões.

Ciclismo: O ciclismo é um excelente esporte para ser praticado ao ar livre. Ótimo aliado de uma vida saudável, esse esporte pode ser realizado até mesmo a caminho do trabalho evitando o trânsito das grandes cidades e ajudando o meio ambiente.

A prática do ciclismo evita problemas cardíacos, fortalece os músculos da perna, tonifica o corpo, exercita os joelhos e ajuda a evitar problemas na coluna, já que fortalece os ossos da região lombar. Além disso, o ciclismo ainda melhora o humor e ajuda na concentração.


Agora você não precisa mais usar a desculpa de não ter companhia para ter de praticar algum esporte, aproveite e inicie suas atividades! 



 


Fonte: http://5coisas.org/

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