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Esporte

Exercícios físicos na infância

31 de outubro de 2013

O seu filho faz alguma atividade física? Saiba, então, que os benefícios da prática esportiva serão estendidos até a vida adulta. É o que constatou uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Uma das principais conclusões do estudo é que a prática de exercícios físicos apenas na idade adulta não previne a dislipidemia, doença que provoca alteração dos níveis de gordura no sangue – e atinge 16% da população brasileira. 

Com base na pesquisa, constatou-se que as pessoas que praticam esporte desde a infância têm 66% menos chance de desenvolver algum quadro de dislipidemia na idade adulta. Além disso, observou-se ainda que começar a se exercitar após o diagnóstico não determina melhora da doença, se o paciente não tem um histórico de práticas esportivas.

Antes, porém, de matricular o seu filho em diversos cursos esportivos, saiba que existe uma diferença entre exercício e atividade física. “Até os 12 anos de idade, o importante é brincar e se familiarizar com diversas práticas, da cama elástica ao handebol”, afirma Luiz Henrique Rodrigues, professor e coordenador da educação física e atividades complementares da Escola Castanheiras (SP). 

Oferecer os mais variados tipos de atividades físicas na infância, mas sem enfatizar a competição e com regras adaptadas aos pequenos, é a melhor maneira de a criança associar a prática a coisas boas. Só depois dessa idade é que o desempenho deve ser levado a sério e vai se transformar em exercício. “O movimento tem de ser uma fonte de prazer”, afirma Cláudio Fernandes, coordenador de educação física da escola Stance Dual em São Paulo. “Só assim há chances da criança, quando adulta, trocar o sofá para jogar bola com os amigos, por exemplo.”

A falta de exercício físico na infância pode causar: 
Obesidade
Sedentarismo
Problemas no desenvolvimento afetivo-social
Falta de auto-estima
Stress
Dificuldade de criação
Prejuízo na coordenação motora.

Por isso, o importante é não deixar acontecer. Assim como dormir bem, ter uma alimentação saudável, um período para estudo, praticar um ou mais esportes, estar disposto a fazer atividades físicas ao longo do dia é fundamental para o desenvolvimento sadio das crianças. É uma obrigação! 



 
Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/escola/canais-escola/crescimento-desenvolvimento/22291-pratica-de-exercicios-fisicos-desde-a-infancia-controla-niveis-de-gordura-no-sangue

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