Logotipo do Lazer e Cultura
Esporte

Mitos e Verdades sobre atividade física - Parte 01

08 de março de 2013

São muitas as dúvidas de quem está em busca de um corpo saudável – seja por motivos de estéticos ou de saúde. Muitas das questões, no entanto, não passam de mitos. E apegadas a estes mitos, algumas pessoas acabam encontrando muita dificuldade para apostar nos exercícios certos e ficar de bem com o espelho. 
Para acabar com estas dúvidas, começaremos hoje a nova série Mitos e Verdades sobre atividade física. 

O alongamento precisa ser feito sempre antes de começar a malhar?

Verdade: o alongamento é uma forma de preparar a musculatura para a contração, evitando lesões e até rompimento de ligamento.

Abdominal faz perder a barriga?

Mito: ter um tanquinho não depende somente dos abdominais. O abdominal melhorará o tônus do abdômen, mas somente a união entre exercícios resistidos, aeróbicos com boa alimentação resultarão na diminuição da circunferência abdominal.


Começar a malhar na adolescência impede o crescimento?


Mito: Não existe comprovação científica sobre impedir o crescimento. A musculação é indicada sempre com acompanhamento, como forma de “estimular o desenvolvimento, a coordenação motora e o próprio crescimento do adolescente, salvo contra indicação médica”.

 

É verdade que as atividades aeróbicas só começam a gastar calorias a partir de 30 minutos?


Verdade: de acordo com especialistas, o organismo precisa cerca de 20 minutos dentro da zona alvo para começar a queimar calorias.


Fonte: http://www.terra.com.br/saude/infograficos/mitos-verdades-fitness/

Parceiros Relacionados



, , , /




, , , /




, , , /