Logotipo do Lazer e Cultura
Educação

A Importância da Educação Financeira

09 de fevereiro de 2015

A Educação Financeira é  cada vez mais importante, na vida de todas as pessoas e não somente para investidores. Está se tornando essencial para todas as famílias que tentam decidir como estabilizar o seu orçamento, ou comprar uma casa, ou investir na educação dos filhos e também para guardar para a aposentadoria.

As pessoas sempre foram responsáveis por administrar suas próprias finanças: para gastar nas férias, comprar um carro, eletrodomésticos, móveis. Mas o desenvolvimento recente fez da Educação Financeira um assunto incrivelmente importante para o bem-estar financeiro.

Por um lado o Mercado financeiro está bastante sofisticado, isto acarreta  que muitos dos consumidores não estão conseguindo escolher bem onde e como aplicar o seu dinheiro. Existe uma variedade muito grande de ofertas para investimento. Do mesmo modo, o crédito ainda continua muito fácil de ser conseguido, apesar dos recentes aumentos nas taxas de juros.  Ao mesmo tempo, a responsabilidade e os riscos pelas decisões financeiras tomadas terão maior impacto no futuro das pessoas, principalmente as escolhas de previdências privadas que estão mais nas mãos do indivíduo do que das empresas.

Como a expectativa de vida vem aumentando no mundo todo, no Brasil não seria diferente. Assim, as questões referentes àaposentadoria são particularmente importantes. As pessoas terão mais anos desfrutando de seus planos de aposentadoria.

Sem Educação Financeira apropriada, as famílias não serão capazes de escolher as melhores maneiras de poupar e investir o dinheiro, correndo o risco de se envolver em fraudes.

Aqueles que tiverem Educação Financeira estarão mais preparados para economizar e analisar os produtos oferecidos pelo mercado financeiro, produtos que responderão melhor às suas necessidades e perfis. Isto trará efeitos positivos para os níveis de investimento e nocrescimento econômico, em geral.

Um desafio é convencer as pessoas de que elas não estão suficientemente preparadas para cuidar de suas finanças, como elas imaginam que estejam.

A Educação Financeira é necessária para evitar o que hoje está ocorrendo no Brasil:  80 milhões de pessoas endividadas, sem esperanças de resolverem seus problemas financeiros.

Muitas de pessoas se endividam com a compra da casa própria, de carros, computadores, telefones celulares, gastam além do que podem com roupas, sapatos e acessórios, consumindo abusivamente, estimuladas pelo marketing bem pensado e aplicado.

Nos últimos anos no Brasil, houve uma grande facilidade na oferta e tomada de crédito por parte das pessoas e empresas, com taxas de juros menores. Atualmente para combater a inflação, o governo vem subindo gradativamente a taxa de juros e chegamos  a uma taxa Selic de 12% ao ano! Uma das mais altas no mundo.

As pessoas com pouca Educação Financeira acabam se endividando mais do que deveriam. Estamos propondo uma mudança nos hábitos de gastos, fornecendo informações básicas e fundamentais, mostrando com a prática e estimulando os indivíduos a poupar para o futuro, para a realização de sonhos de maneira organizada.


Fonte: https://meuricodinheirinho.wordpress.com/

Parceiros Relacionados



, , , /




, , , /




, , , /