Logotipo do Lazer e Cultura
Educação

Os oito passos que todo intercambista deve seguir para uma viagem sem sustos

30 de outubro de 2013

O número de brasileiros que buscam fazer intercâmbio cresce a cada ano. As várias opções e vantagens que essas viagens trazem a quem as faz têm atraído muitos jovens. A decisão para fazer essa viagem não é simples e, por isso, alguns cuidados podem ser tomados para que tudo corra conforme o planejado, sem sustos.
Veja abaixo as 8 dicas:


1) Agência dever ter renome e referências
A primeira coisa para se preocupar é a escolha da empresa. Verifique se a agência já é consolidada no mercado e filiada a associações reguladoras de turismo como a Belta (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais) e a Abav (Associação Brasileira de Agência de Viagens).

2) Escolha um destino que cative e combine com você
São muitas culturas e costumes espalhados ao redor do mundo e um certamente combina com você. Vá para um país que te desperte curiosidade, não só levando em conta o idioma ou o curso escolhido. Para explorar o destino ao máximo, prefira estar perto de estrangeiros a conterrâneos. Procure um consultor e fale de seus gostos e preferências: também é função desses profissionais orientar sobre o seu possível destino ideal.

3) Pesquise e escolha a melhor hospedagem para você
As agências costumam oferecer mais de uma opção de estadia para o viajante. Se vai ficar em casa de família, entre em contato com os anfitriões, conheça-os. Se for ficar em hotel, hostel ou outro tipo de acomodação do gênero, veja se o preço, a localização e as condições dadas pelo estabelecimento compensam.

4) Você está fora de casa: conheça os costumes e leis locais
Com o destino já escolhido, vem a lição de casa do viajante. Pesquise e entenda a legislação do país que você vai, já que há muita variação de um destino para outro. Além de leis, muitos destinos têm culturas bastante diferentes das nossas, com relação a comportamentos e costumes. Estude-as, pois isso evita sustos e complicações em seu intercâmbio.

5) Estude o idioma e deixe a vergonha no Brasil
Tenha noções da língua do destino antes de viajar, mesmo que básicas. Isso te ajudará a se integrar de maneira mais rápida com o novo meio cultural. Leitura e TV no idioma local são importantes, antes e durante a viagem. Não tenha medo de se expressar– afinal, é uma viagem para aprender - e converse sempre que tiver oportunidade, seja em uma fila, no ônibus, no museu ou no parque. 

6) Veja quais as burocracias para desembarcar no país
A maioria dos países pede passaporte específico de estudante para ingresso no país: se oriente e não deixe para tirá-lo em cima da hora. Não dispense um seguro de saúde, mesmo para viagens curtas. Em alguns países, é item obrigatório para poder entrar. Se tomar algum tipo de medicação constante, leve-as daqui, acompanhadas das devidas receitas.

7) Planeje o gasto financeiro e fique atento à variação da moeda
É possível fazer economias mesmo viajando para o exterior. Planejamento financeiro é essencial para evitar surpresas antes e durante sua viagem. Acompanhe o câmbio da moeda do seu país de destino e do dólar americano. Quando estiverem mais baixos, não hesite em comprá-los. Tente prever gastos com alimentação, transporte, presentes e diversão. 

8) Prepare-se para as mudanças naturais de um intercâmbio
Fazer intercâmbio é uma experiência desafiadora. Você estará em outro país, com outra cultura e poucas – ou nenhuma - pessoa que você conhece. Essa é uma oportunidade de crescimento e amadurecimento pessoal. É instigante conhecer um novo mundo e estar aberto para mudanças.



 
Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/10/voce_ag/revista_ag/1465935-os-oito-passos-que-todo-intercambista-deve-seguir-para-uma-viagem-sem-sustos.html

Parceiros Relacionados



, , , /




, , , /




, , , /