Logotipo do Lazer e Cultura
Bem-estar e Saúde

Saiba como evitar as Varizes

24 de abril de 2015

Sedentarismo, excesso de exercícios físicos de impacto, obesidade e outros fatores contribuem para o aparecimento de varizes.

Trinta por cento da população sofrem de varizes, mas 80% dos casos acontecem com as mulheres. Muitas são as causas que as provocam. Elas podem ter origem genética ou serem resultados de alterações hormonais e gravidez. As veias têm válvulas que se abrem para a passagem de sangue pelo corpo, impedindo o seu refluxo. Esse processo permite que o sangue circule normalmente pelo corpo.

Quando essas válvulas falham, ocorre a dilatação das paredes dos vasos, que formam veias visivelmente grossas e azuladas. Elas não só prejudicam apenas a parte estética como causam dor, inchaço e sensação de cansaço nas pernas. É possível evitar as temidas varizes tomando certas precauções. São elas:

. Evite o sedentarismo. Ficar muito tempo parado, em pé ou sentado numa mesma posição, dificulta a circulação sanguínea. O ideal é movimentar-se de hora em hora, seja andando pelo escritório ou descendo para tomar um café;

. Exercícios físicos de impacto provocam varizes. A ginástica em excesso causa hipertrofia muscular. Essa musculação exagerada aumenta a irrigação sanguínea de veias e artérias, o que pode causar varizes;

. Controle seu peso. O excesso de gordura aumenta a pressão abdominal e comprime os vasos. Uma vez mais estreitos, eles dificultam o retorno do sangue para o coração.
. Banho muito quente não é saudável para a circulação do sangue, pois o calor facilita a dilatação das veias.

. Salto alto contrai a panturrilha. Uma vez contraída, fica difícil a passagem do sangue. A longo prazo o uso do salto pode desencadear o surgimento de varizes.


Fonte: http://www.apsen.com.br/

Parceiros Relacionados



, , , /




, , , /




, , , /